ITA 1951 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

As questões das décadas 1940 a 1980 estão em manutenção!
Filtrar por resolução:

Definir as unidades “joule”, "quilograma-força" e “atmosfera”.

São dados $2 $ pontos fixos “A” e “B” situados sobre um mesmo plano horizontal e separados por uma distância de $10$ metros. Sabe-se que uma barra homogênea, suposta linear e pesando $10$ quilogramas-força, e suspensa, pelas suas extremidades, por $2$ pedaços de fio flexível do mesmo comprimento igual a $4$ metros, ligadas aos pontos fixos “A” e “B” respectivamente. Sabendo-se que o comprimento da barra é de $6$ metros, determinar a posição de equilíbrio e a força a que vai ficar submetido o ponto fixo “A”.


Conhecendo-se a lei de atração gravitacional $F=G\dfrac{M.m}{r^2}$ que permite conhecer a força com que a Terra atrai a massa “$m$” situada à distância “$r$” do centro da Terra, calcular, com 2 algarismos significativos, o valor da constante universal “$G$”.


$M$ = (Massa da Terra) = $6,0.10^{24}$ quilogramas $r$ = (raio médio da Terra) = $6,4.10^6$ metros $g$ = (aceleração da gravidade correspondente ao raio médio r) = $9,8$ metros por segundo ao quadrado.

São dados $3$ tubos cilíndricos de diâmetro “a”, “b” e “c”. Admite-se que o êmbolo “E” pode deslizar sem atrito dentro do tubo de diâmetro “b”. Do lado esquerdo do êmbolo “E”, em equilíbrio, tem-se água de densidade igual a $ 1$ grama por centímetro cúbico e do lado direito um líquido desconhecido. Na figura, “$H$” e “$h$” representam as alturas das superfícies livres dos líquidos, contadas a partir de um plano horizontal que passa pelo eixo do cilindro de diâmetro “b”. Sabendo-se que $H = 2,4 h$, calcular a densidade do líquido desconhecido.

[imagem]


Você chegou ao fim das questões encontradas