IME 2019 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Admita que uma solução aquosa $0{,}0400$ molar de ácido tricloroacético congele a $- 0{,}1395 \ ^{\circ}C$. Considere, ainda, que a constante de abaixamento do ponto de congelamento ($K_{c}$) da água seja $1{,}860 \ ^{\circ}C \cdot kg \cdot mol^{-1}$ e que $1{,}00 \ L$ de solução contenha $1{,}00 \ kg$ de solvente. O valor da constante de dissociação ($K_a$) do ácido tricloroacético será:


Considere a equação de dissociação do composto $A$, que ocorre a uma determinada temperatura: $$2 \ \text{A}_{(g)} \rightleftharpoons 2 \ \text{B}_{(g)} + \text{C}_{(g)}$$Desenvolva a expressão para o cálculo da pressão total dos gases, que se comportam idealmente, em função do grau de dissociação ($\alpha$) nas condições de equilíbrio.

As moléculas abaixo são utilizadas como agentes antioxidantes:

Tais agentes encontram utilização na química medicinal devido a sua habilidade em capturar radicais livres, espécies muito nocivas ao corpo, pois oxidam o DNA, causando inúmeras doenças.

A atividade antioxidante desses compostos está relacionada a sua capacidade de doar elétrons ou radicais hidrogênio. Baseado nesse conceito, é de se esperar que a ordem decrescente de atividade antioxidante das moléculas seja:


Uma pequena célula eletroquímica blindada, formada por eletrodos de alumínio e de níquel, deve operar a temperatura constante de $298 \ K$. Para tanto, recebe uma camisa de refrigeração, isolada do meio externo, contendo $100 \ g$ de água.

Supondo que a célula transfere ao exterior, de maneira reversível, uma carga de $1$ Faraday, calcule a elevação da temperatura que ocorrerá na água dentro da camisa de refrigeração. Ademais, sabe-se que essa célula apresenta uma variação de potencial na razão de $1{,}5 \times 10^{-4} \ V/K$. Considere que o calor específico da água de refrigeração é de $4{,}20 \ J/g \cdot K$.

Considere as reações abaixo$$\begin{matrix} \text{H}_{2}(g) + 1/2 \ \text{O}_{2}(g) \rightarrow \text{H}_{2} \text{O}(l) & (I) \\ \text{H}_{2}(g) + 1/2 \ \text{O}_{2}(g) \rightarrow \text{H}_{2} \text{O}(g) & (II) \end{matrix}$$Assinale a alternativa correta.


Carregando...