IME 2015 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

A eritromicina é uma substância antibacteriana do grupo dos macrolídeos muito utilizada no tratamento de diversas infecções. Dada a estrutura da eritromicina abaixo, assinale a alternativa que corresponde às funções orgânicas presentes.


Uma amostra de $1{,}264 \ g$ de Nitropenta, uma substância sólida explosiva cuja fórmula estrutural é dada abaixo, é detonada num vaso fechado resistente de $0{,}050 \ dm^{3}$ de volume interno, pressurizado com a quantidade estequiométrica de oxigênio puro, a $300 \ K$, necessária para a combustão completa. Calcule a pressão inicial do vaso, considerando o comportamento dos gases como ideal.

Um volume $V_1$ de uma solução aquosa de $\ce{HCl \ 6  mol/L}$ contém inicialmente uma massa $m_0$ de íons $\ce{Fe^{3+}}$. São realizadas $n$ extrações utilizando, em cada uma delas, o mesmo volume $V_2$ de éter etílico, o qual é um solvente seletivo para $\ce{FeCl_3}$. Sabendo que o coeficiente de partição do ferro entre o éter e a solução aquosa de $\ce{HCl}$ vale $K$, qual das expressões abaixo é equivalente à massa de íons $\ce{Fe}^{3+}$ remanescente na fase aquosa ao final do processo? Suponha que a extração do soluto não altera o volume da solução de $\ce{HCl}$.


Desenhe as fórmulas estruturais espaciais de todos os isômeros do dimetilciclopropano, escrevendo as respectivas nomenclaturas IUPAC.

Um pesquisador verificou, em uma determinada posição geográfica, por meio da análise de amostras de água do mar extraídas do local, que a massa específica média da água do mar era $1,05  \ g/mL$, a concentração média de espécies dissolvidas era $0,80  \ mol/L$ e a temperatura média era de $290 \ K$. O mesmo pesquisador, com o objetivo de colher água doce em seu estudo, planeja envolver, com uma membrana semipermeável ideal, uma das extremidades abertas de um longo tubo, a qual será imersa na água do mar. A que profundidade mínima, em metros, o tubo deveria ser imerso?

Dados: $R = 0,08 \ \frac{atm.L}{K.mol} = 8,3 \ \frac{J}{K.mol} = 62,3 \frac{mmHg.L}{K.mol}$ $g = 10,0 \ m/s^{2}$

Carregando...