IME 2010 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Considere as seguintes possibilidades para a estrutura da molécula de trifluoreto de cloro ($\ce{C\ell F3}$):

Assinale a alternativa correta.


O alumínio é o metal mais empregado pelo homem depois do ferro. É o elemento metálico mais abundante na crosta terrestre ($8,29\%$ em massa) e não existe naturalmente na forma livre, sendo o minério sílico-aluminato seu composto natural mais importante. Apresenta propriedade anfotérica, isto é, reage tanto com ácidos quanto com bases. Partindo da equação apresentada abaixo, responda o que se pede:

$$\ce{NaNO3_{(aq)} + Al_{(s)} + NaOH_{(aq)} + H2O_{(l)} → NH3_{(aq)} + Na[Al(OH)4]_{(aq)}}$$

a) a equação da semi-reação de oxidação iônica balanceada (carga e massa) com os menores coeficientes inteiros possíveis.

b) a equação da semi-reação de redução iônica balanceada (carga e massa) com os menores coeficientes inteiros possíveis.

c) a equação total balanceada (carga e massa) com os menores coeficientes inteiros possíveis.

d) o íon oxidante.

e) a fórmula do redutor.

f) o nome da espécie resultante da oxidação.

g) a classificação, segundo o conceito de ácido e base de Lewis, da espécie resultante da redução.

Em um recipiente fechado queima-se propano com $80\%$ da quantidade estequiométrica de ar. Admitindo que não haja hidrocarbonetos após a combustão, que todos os produtos da reação estejam na fase gasosa e que a composição volumétrica do ar seja de uma parte de $\ce{O2}$ para quatro partes de $\ce{N2}$, calcule a porcentagem molar de $\ce{CO2}$ no recipiente após a combustão (considere comportamento ideal para os gases).


Calcule a massa de $1 \ell$ de uma solução aquosa de nitrato de zinco cuja concentração é expressa por $0,643$ molar e por $0,653$ molal.

$$\ce{CrI3 + C\ell 2 + NaOH -> NaIO4 + Na2CrO4 + NaC\ell + H2O}$$

Assinale a alternativa que indica a soma dos menores coeficientes inteiros capazes de balancear a equação química acima:


Carregando...