IME 1995 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

A figura abaixo representa vários pontos imersos num campo elétrico.

Pede-se:

a) Determine o trabalho elétrico necessário para levar uma carga puntiforme de $+2\ \mu C$ do ponto $A$ para o ponto $G$, seguindo o itinerário $ABCDEFG$, mostrado na figura.

b) Determine à energia que seria armazenada num capacitor de $2\ \mu C$ se ele fosse ligado entre os pontos $C$ e $F$.

DADOS:
Tensões nos pontos:
$V_A=+2\ V\quad V_B=+3\ V\quad V_C=+3\ V\\ V_D=-1\ V\quad V_E=+4\ V\quad V_F=-2\ V\\ V_G=+6\ V$

A figura abaixo mostra um canhão magnético sem atrito, que tem dimensões $d=10\ m$,$L=0{,}1\ m$ e campo magnético $B=100\ T$.

Determine a corrente na armadura necessária para acelerar $100\ g$ (incluindo a armadura) de zero a $11{,}3\ km/s$ no final do canhão.

Um tanque rígido contém um determinado gás a uma temperatura de $300\ K$. Durante o seu transporte o tanque fica exposto a uma incidência de energia solar absorvendo $40\ kJ/h$. Considerando um período de três horas de exposição, determine:

a) O trabalho realizado pelo gás. Justifique sua resposta.

b) A temperatura final do gás.

DADO: Capacidade térmica do gás: $2\ kJ/K$

Um feixe de luz com polarização plana é combinado com um feixe de luz com polarização circular. Quando o feixe composto atravessa uma placa polarizadora, observa-se que a intensidade da luz transmitida varia por um fator de $7$, dependendo da orientação da placa.

Determine as intensidades relativas dos dois feixes.

A imagem nítida de um objeto é obtida em uma tela devido a uma lente convergente de distância focal $f$. A altura da imagem é $A_1$. Mantendo constante a distância $D$ entre o objeto e a tela, quando deslocamos a lente encontramos uma outra imagem nítida de altura $A_2$. Determine:

a) As distâncias entre o objeto e a lente nas duas posições mencionadas;

b) A altura do objeto.

Carregando...