ESPCEX 2017 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

O desenho abaixo representa um circuito elétrico composto por gerador, receptor, condutores, um voltímetro $(V)$, todos ideais, e resistores ôhmicos. O valor da diferença de potencial $(ddp)$, entre os pontos $F$ e $G$ do circuito, medida pelo voltímetro, é igual a


Um bloco $A$ de massa $100kg$ sobe, em movimento retilíneo uniforme, um plano inclinado que forma um ângulo de $37°$ com a superfície horizontal. O bloco é puxado por um sistema de roldanas móveis e cordas, todas ideais, e coplanares. O sistema mantém as cordas paralelas ao plano inclinado enquanto é aplicada a força de intensidade $F$ na extremidade livre da corda, conforme o desenho abaixo.

Todas as cordas possuem uma de suas extremidades fixadas em um poste que permanece imóvel quando as cordas são tracionadas.

Sabendo que o coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco $A$ e o plano inclinado é de $0,50$, a intensidade da força $\vec{F}$ é

Dados: $\sin{37°}=0,60$ e $\cos{37°}=0,80$ Considere a aceleração da gravidade igual a $10m/s^2$

O espelho retrovisor de um carro e o espelho em portas de elevador são, geralmente, espelhos esféricos convexos. Para um objeto real, um espelho convexo gaussiano forma uma imagem


Uma haste $AB$ rígida, homogênea com $4m$ de comprimento e $20N$ de peso, encontra-se apoiada no ponto $C$ de uma parede vertical, de altura $1,5 \cdot \sqrt{3} m$, formando um ângulo de $30°$ com ela, conforme representado nos desenhos abaixo.

Para evitar o escorregamento da haste, um cabo horizontal ideal encontra-se fixo à extremidade da barra no ponto $B$ e a outra extremidade do cabo, fixa à parede vertical.

Desprezando todas as forças de atrito e considerando que a haste encontra-se em equilíbrio estático, a força de tração no cabo é igual a

Dados: $\sin{30}=\cos{60°}=0,5$ e $\sin{60°}=\cos{30°}=\frac{\sqrt{3}}{2}$

Uma granada de mão, inicialmente em repouso, explode sobre uma mesa indestrutível, de superfície horizontal e sem atrito, e fragmenta-se em três pedaços de massas $m_1, m_2$ e $m_3$ que adquirem velocidades coplanares entre si e paralelas ao plano da mesa.

Os valores das massas são $m_1=m_2=m$ e $m_3=\frac{m}{2}$. Imediatamente após a explosão, as massas $m_1$ e $m_2$ adquirem as velocidades $\vec{v_1}$ e $\vec{v_2}$, respectivamente, cujos módulos são iguais a $v$, conforme o desenho abaixo.

Desprezando todas as forças externas, o módulo da velocidade $\vec{v_3}$, imediatamente após a explosão é


Carregando...