ESPCEX 2010 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

O gráfico da pressão ($P$) em função do volume ($V$) no desenho abaixo representa as transformações sofridas por um gás ideal. Do ponto $A$ até o ponto $B$, o gás sofre uma transformação isotérmica, do ponto $B$ até o ponto $C$, sofre uma transformação isobárica e do ponto $C$ até o ponto $A$, sofre uma transformação isovolumétrica. Considerando $T_A$ , $T_B$ e $T_C$ as temperaturas absolutas do gás nos pontos $A$, $B$ e $C$, respectivamente, pode-se afirmar que:


Um bloco de massa $m = 24 \ \pu{kg}$ é mantido suspenso em equilíbrio pelas cordas $L$ e $Q$, inextensíveis e de massas desprezíveis, conforme figura abaixo. A corda $L$ forma um ângulo de $90^\circ$ com a parede e a corda $Q$ forma um ângulo de $37^\circ$ com o teto. Considerando a aceleração da gravidade igual a $10 \ \pu{m/s2}$, o valor da força de tração que a corda $L$ exerce na parede é de:

(Dados: $\cos 37^\circ = 0{,}8$ e $\sin 37^\circ = 0{,}6$)

Um bote de assalto deve atravessar um rio de largura igual a $800 \ \pu{m}$, numa trajetória perpendicular à sua margem, num intervalo de tempo de $1$ minuto e $40$ segundos, com velocidade constante. Considerando o bote como uma partícula, desprezando a resistência do ar e sendo constante e igual a $6 \ \pu{m/s}$ a velocidade da correnteza do rio em relação à sua margem, o módulo da velocidade do bote em relação à água do rio deverá ser de:


A mola ideal, representada no desenho I abaixo, possui constante elástica de $256\ \pu{N/m}$. Ela é comprimida por um bloco, de massa $2\ \pu{ kg}$, que pode mover-se numa pista com um trecho horizontal e uma elevação de altura $h = 10 \ \pu{cm}$. O ponto $C$, no interior do bloco, indica o seu centro de massa. Não existe atrito de qualquer tipo neste sistema e a aceleração da gravidade é igual a $10\ \pu{m/s2}$. Para que o bloco, impulsionado exclusivamente pela mola, atinja a parte mais elevada da pista com a velocidade nula e com o ponto $C$ na linha vertical tracejada, conforme indicado no desenho II, a mola deve ter sofrido, inicialmente, uma compressão de:


Um bloco, puxado por meio de uma corda inextensível e de massa desprezível, desliza sobre uma superfície horizontal com atrito, descrevendo um movimento retilíneo e uniforme. A corda faz um ângulo de $53^\circ$ com a horizontal e a tração que ela transmite ao bloco é de $80 \ \pu{N}$. Se o bloco sofrer um deslocamento de $20 \ \pu{m}$ ao longo da superfície, o trabalho realizado pela tração no bloco será de:

(Dados: $\sin 53^\circ = 0{,}8$ e $\cos 53^\circ = 0{,}6$)

Carregando...