ESPCEX 2005 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Estatísticas mostram que ao longo das décadas, os raios são os fenômenos naturais que mais provocam mortes, comparados a fenômenos como tornados, enchentes e vendavais. Embora contraditório, os relâmpagos são essenciais à vida, pois dentre outros benefícios, combinam quimicamente o oxigênio e o nitrogênio, que, juntamente com a chuva, formam um excelente adubo natural.

Da combinação química mencionada surge um composto que é classificado como:


O simples ato de riscar um fósforo contribui para lançar na atmosfera mais dióxido de enxofre. Por esta razão, alguns químicos decidiram fabricar um produto “mais verde”, substituindo o sulfeto de fósforo pelo ferro-fósforo, que ao ser riscado desenvolve calor e inflama os vapores de fósforo produzidos, dando óxidos de fósforo que não são voláteis.

Dentre os motivos pelos quais os químicos tomaram a atitude de fabricar um produto “mais verde”, estão :

I- A combustão do sulfeto de fósforo fornece dióxido de enxofre, que é um dos causadores do efeito estufa.

II- O dióxido de enxofre obtido da combustão do sulfeto de fósforo, reage com o oxigênio da atmosfera e produz o anidrido sulfúrico, um dos causadores da chuva ácida.

III- Os óxidos de fósforo produzidos são todos classificados como óxidos ácidos e são os responsáveis pelo efeito estufa.

Em relação as afirmativas está(ão) correta(s) a(s):


O fenômeno da alotropia só existe em substâncias simples. Por isso, quando os átomos de diferentes variedades alotrópicas de um mesmo elemento se combinam com quantidades idênticas do gás oxigênio, para formar compostos, originam moléculas


Abaixo está reproduzido um trecho da música “ Planeta água”, do compositor Guilherme Arantes...

Água dos igarapés onde Iara mãe-d’água

É misteriosa canção

Água que o sol evapora

Pro céu vai embora Virar nuvens de algodão

Gotas de água da chuva Alegre arco-íris sobre a plantação.

Os trechos da canção em que há referências à mudança de estado físico da água conhecida como condensação e o que envolve um processo endotérmico são, respectivamente:


Em um conversor catalítico, usado nos automóveis para reduzir a emissão de poluentes, os gases resultantes da combustão do motor e o ar passam por substâncias catalisadoras, que aceleram a transformação de $\ce{CO}$ em $\ce{CO2}$ e a decomposição de óxidos de nitrogênio em $\ce{N2}$ e $\ce{O2}$. Em relação às substâncias citadas no texto é correto afirmar que


Carregando...