ESPCEX 2004 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

O íon sódio é essencial para o equilíbrio hídrico do nosso organismo e indispensável na manutenção da massa corpórea. A medida da quantidade de íons sódio no sangue pode auxiliar no diagnóstico e no tratamento de vários distúrbios. Um paciente necessitou tomar $\pu{500 mL}$, a cada $4$ horas, de um soro fisiológico denominado solução isotônica de cloreto de sódio $0{,}9\%$, significando que cada $\pu{100 mL}$ contém $\pu{0,9 g}$ de cloreto de sódio. Considerando a densidade da solução como sendo $\pu{1 g/mL}$, a massa de íons sódio ingerida pelo paciente no tempo de $8$ horas foi de aproximadamente:

Dados: massas atômicas em unidade de massa atômica $(\ce{u})$; $\ce{Na} = 23$ e $\ce{Cl} = 35{,}5$

O rótulo da embalagem de um copo de água mineral com capacidade para $\pu{200 mL}$ traz as seguintes informações:

Composição físico-química provável

Aspecto

Límpido

Odor

Inobjetável

pH

$7{,}1$

Ferro

$\pu{0,02 mg/L}$

Cloreto

$\pu{50 mg/L}$

Sulfato

$\pu{14,0 mg/L}$

A quantidade, em miligramas, de nitrato de prata que deve ser adicionada para reagir completamente com o ânion formador de sal insolúvel, presente nos $\pu{200 mL}$ de água é, aproximadamente:

Dados: massas atômicas em unidade de massa atômica $\ce{(u)}$; $\ \ce{N}=14;\ \ce{0}=16;\ \ce{S}=32;\ \ce{Cl}=35{,}5;\ \ce{Ag}=108$

Uma bolha de ar de volume de $\pu{3 cm3}$ forma-se no fundo de um lago, sob pressão de $\pu{2 atm}$. Que volume terá esta bolha quando subir à superfície, onde a pressão atmosférica é de $\pu{608 mm}$ de $\ce{Hg}$ e admitindo que a massa no interior da bolha e a temperatura permaneçam constantes?

Dado: $\pu{1 atm} = \pu{760 mm Hg}$

Para a obtenção de amônia $\ce{(NH3)}$ foram usados $\pu{100 mL}$ de gás nitrogênio $\ce{(N2)}$ e $\pu{240 mL}$ de gás hidrogênio $\ce{(H2)}$, nas mesmas condições de pressão e temperatura. O volume de amônia produzida em $\pu{mL}$ é:


No final do século XIX e início do século XX muitas mudanças foram propostas para os modelos atômicos então vigentes. Três grandes cientistas: Rutherford, Bohr e Sommerfeld, estão entre os que propuseram alterações nos modelos. Uma característica de cada modelo proposto por esses cientistas está mencionada abaixo:

Modelo

Característica

$\text{I}$

Para cada camada eletrônica ($n$), há uma órbita circular e ($n-1$) órbitas elípticas.

$\text{II}$

O átomo assemelha-se ao sistema solar, já que os elétrons distribuem-se ao redor do
núcleo, como os planetas ao redor do Sol.

$\text{III}$

Os elétrons movem-se em órbitas circulares em torno de um núcleo atômico central.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente o modelo com seu autor.


Carregando...