ESPCEX 2004 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Uma escada de madeira homogênea e uniforme, de $10\ \pu{m}$ de comprimento e peso $P$, está apoiada em um solo horizontal rugoso e em uma parede vertical perfeitamente lisa, formando um ângulo de $45^\circ$ com o solo, conforme a figura abaixo:

Sabendo que a escada está na iminência do movimento, o coeficiente de atrito estático entre ela e o solo vale:

Dados: $\sin 45^\circ = \cos 45^\circ = \frac{\sqrt{2}}{2}$

Quando um corpo é imerso, total ou parcialmente, num fluido em equilíbrio sob ação da gravidade, ele recebe do fluido uma força denominada empuxo. Com relação ao empuxo, podemos afirmar que


Um disco uniforme e homogêneo rola sem deslizar sobre uma superfície plana e horizontal. A velocidade $\vec{v}$ do centro $O$ do disco em relação à Terra é constante e seu módulo vale $10\ \pu{m/s}$. O módulo da velocidade no ponto $A$ da periferia do disco, em relação à Terra, no instante mostrado na figura abaixo é de:


No desenho abaixo, os 3 vetores são coplanares e concorrentes no ponto $O$. Sabendo que $v_2 = v_1\sqrt{2}$ e $v_3= v_1$ 0 módulo da soma vetorial $v_1+v_2+ v_3 $ será:

Dados: $\sin 45^\circ = \cos 45^\circ = \frac{\sqrt{2}}{2}$

Um recipiente de vidro, que tem inicialmente um volume interno de $40 \ \pu{cm3}$, é preenchido com glicerina de modo a deixar uma parte vazia no recipiente. Para que o volume desta parte vazia não se altere ao variar a temperatura do conjunto, o volume inicial de glicerina colocado neste recipiente deve ser de:

Dados: O coeficiente de dilatação linear do vidro é igual a $8{,}10^{-6}\ \pu{^\circ C-1}$ e o coeficiente de dilatação da glicerina é igual a $5{,}10^{-4} \ \pu{^\circ C-1}$.

Carregando...