ESPCEX 2003 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Observe a figura abaixo:

A fala do personagem enuncia a ideia contida


Observe a figura abaixo:

Das partículas elementares postas à venda pela Loja Fantástica, apenas duas poderiam ser vendidas antes da descoberta de


“Raspamos os grânulos de tungstênio do cadinho, depois os lavamos cuidadosamente com água destilada, os examinamos com uma lupa e os pesamos. Meu tio trouxe um minúsculo cilindro graduado de $0,5$ mililitro, encheu-o com água destilada até a marca de $0,4$ mililitro e então colocou lá dentro os grânulos de tunsgtênio. A água subiu um vigésimo de mililitro. Escrevi os números exatos e fiz o cálculo.” (Adaptado de SACKS, Oliver W. Tio Tungstênio: memórias de uma infância química. São Paulo: Cia das Letras, 2002.)

Considerando os dados acima e admitindo que a massa obtida na medição dos grânulos foi de $\pu{0,95 g}$, pode-se afirmar que, ao efetuar o cálculo referenciado, a variável encontrada pelo autor e seu respectivo valor são


“Meu tio me fez visualizar a primeira fusão de metal: homens das cavernas poderiam ter usado rochas contendo um minério ($\cdots$) para cercar uma fogueira ($\cdots$) e de repente percebido, quando a madeira se torna carvão, que a rocha verde estava sangrando, transformando-se num líquido vermelho.”

“Sabemos, ele prosseguiu, que se aquecermos os óxidos com carvão, o carbono do carvão se combina com o oxigênio dos óxidos e, dessa maneira, os reduz($\cdots$)” (Adaptado de SACKS, Oliver W. Tio Tungstênio: memórias de uma infância química. São Paulo: Cia das Letras,2002.)

Dentre as equações abaixo, a que melhor representa a reação descrita no texto é:


Sobre a reação descrita no texto, são feitas as seguintes afirmativas:

I – ela é exotérmica;

II – o sal formado é o cloreto de sódio;

III – o calor envolvido corresponde à entalpia de formação;

IV – em um dos produtos experimentados há ligações covalentes.

É correto o que se afirma apenas em


Carregando...