ESPCEX 1998 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Uma tábua homogênea e uniforme de comprimento $L$ com massa de $\pu{ 3,0 Kg }$, em equilíbrio, tem uma das suas extremidades sobre um apoio e a outra é sustentada por uma mola ideal conforme a figura. Sobre a tábua encontra-se um corpo $“M”$, com massa igual a $\pu{ 2,0Kg }$, na posição indicada. Considerando a aceleração da gravidade $g = \pu{ 10 m/s2 }$, pode-se afirmar que o módulo da força $\vec{ F }$ exercida na mola é:


Com base no sistema de forças de mesma intensidade, representado abaixo, assinale a alternativa correta.


Assinale a alternativa cujo gráfico representa a soma $(E + P)$ das energias cinética e potencial gravitacional de um projétil que é lançado verticalmente até uma altura $H$.

Considere o atrito desprezível e a aceleração da gravidade constante.

Na superfície da Terra, uma pessoa lança uma pedra verticalmente para cima. Considerando-se que a resistência do ar não é desprezível, assinale a alternativa que representa as forças que atuam na pedra, no instante em que ela está passando pelo ponto médio de sua trajetória, durante a subida.

Despreze o empuxo do ar.

A figura abaixo representa um automóvel em movimento retilíneo uniforme, da esquerda para a direita. Os vetores representam os sentidos das forças de atrito das rodas sobre a superfície do chão.

Sendo assim, pode-se afirmar que o automóvel


Carregando...