ENEM 2020 Geografia - Questões
Abrir Opções Avançadas
O cântico da terra
Eu sou a terra, eu sou a vida.
A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.
E um dia bem distante
a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio
tranquilo dormirás.
Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
(CORALINA, C. Textos e contextos: poemas dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global. 1997 (fragmento).)
No contexto das distintas formas de apropriação da terra, o poema de Cora Coralina valoriza a relação entre
O conjunto representado pelo agronegócio demanda condições específicas que passam a ser exigidas dos territórios. Como há uma elevação da formação de fluxos, materiais e imateriais, a crescente articulação com as escalas que vão do local ao global terminam por pressionar o Estado a agir visando uma instalação no território de fixos diversos, bem como de uma regulação específica.
(LIMA. R. C.; PENNA. N. A. A logística de transportes do agronegócio em Mato Grosso (Brasil). Confins, n. 26. fev. 2016.)
O mapa e o texto se complementam indicando que a expansão das rodovias se deu como resposta ao (à)
“Devo estar chegando perto do centro da Terra. Deixe ver: deve ter sido mais de seis mil quilômetros, por aí...” (como se vê, Alice tinha aprendido uma porção de coisas desse tipo na escola, e embora essa não fosse uma oportunidade lá muito boa de demonstrar conhecimentos, já que não havia ninguém por perto para escutá-la, em todo caso era bom praticar um pouco) “... sim, deve ser mais ou menos essa a distância... mas então qual seria a latitude ou longitude em que estou?” (Alice não tinha a menor ideia do que fosse latitude ou longitude, mas achou que eram palavras muito imponentes).
(CARROLL, L. Aventuras de Alice no país das maravilhas e através do espelho e o que Alice encontrou lá. São Paulo: Summus. 1960.)
O texto descreve uma confusão da personagem em relação
A expansão das cidades e a formação das aglomerações urbanas no Brasil foram marcadas pela produção industrial e pela consolidação das metrópoles como locais de seu desenvolvimento. Na segunda metade do século XX, as metrópoles brasileiras estenderam-se por áreas de ocupação contínua, configurando densas regiões urbanizadas.
(MOURA. R. Arranjos urbano-regionais no Brasil: especificidades e reprodução de padrões. Disponível em: w.w.w.ub.edu. Acesso em: 11 fev. 2015.)
O resultado do processo geográfico descrito foi o(a)
Zona de pastoreio e cultura do algodão e cereais do agreste (1963)
(ANDRADE, M. C. A terra e o homem no Nordeste. São Paulo: Brasiliense, 1963.)
A dinâmica produtiva apresentada na imagem tem como estratégia central
Carregando...