ENEM 2002 Matemática - Questões
Abrir Opções Avançadas
Na construção civil, é muito comum a utilização de ladrilhos ou azulejos com a forma de polígonos para o revestimento de pisos ou paredes. Entretanto, não são todas as combinações de polígonos que se prestam a pavimentar uma superfície plana, sem que haja falhas ou superposições de ladrilhos, como ilustram as figuras:
A tabela traz uma relação de alguns polígonos regulares, com as respectivas medidas de seus ângulos internos.
Se um arquiteto deseja utilizar uma combinação de dois tipos diferentes de ladrilhos entre os polígonos da tabela, sendo um deles octogonal, o outro tipo escolhido deverá ter a forma de um
Um estudo realizado com 100 indivíduos que abastecem seu carro uma vez por semana em um dos postos X, Y ou Z mostrou que:
45 preferem X a Y, e Y a Z.
25 preferem Y a Z, e Z a X.
30 preferem Z a Y, e Y a X.
Se um dos postos encerrar suas atividades, e os 100 consumidores continuarem se orientando pelas preferências descritas, é possível afirmar que a liderança de preferência nunca pertencerá a
A capa de uma revista de grande circulação trazia a seguinte informação, relativa a uma reportagem daquela edição:
“O brasileiro diz que é feliz na cama, mas debaixo dos lençóis 47% não sentem vontade de fazer sexo”.
O texto abaixo, no entanto, adaptado da mesma reportagem, mostra que o dado acima está errado:
“Outro problema predominantemente feminino é a falta de desejo - 35% das mulheres não sentem nenhuma vontade de ter relações. Já entre os homens, apenas 12% se queixam de falta de desejo”.
Considerando que o número de homens na população seja igual ao de mulheres, a porcentagem aproximada de brasileiros que não sentem vontade de fazer sexo, de acordo com a reportagem, é
Existem muitas diferenças entre as culturas cristã e islâmica. Uma das principais diz respeito ao Calendário. Enquanto o Calendário Cristão (Gregoriano) considera um ano como o período correspondente ao movimento de translação da Terra em torno do Sol — aproximadamente $365$ dias, o Calendário Muçulmano se baseia nos movimentos de translação da Lua em torno da Terra — aproximadamente $12$ por ano, o que corresponde a anos intercalados de $254$ e $255$ dias.
Considerando que o Calendário Muçulmano teve início em $622$ da era cristã e que cada $33$ anos muçulmanos correspondem a $32$ anos cristãos, é possível estabelecer uma correspondência aproximada de anos entre os dois calendários, dada por:
($C$ = Anos Cristãos e $M$ = Anos Muçulmanos)
Você chegou ao fim das questões encontradas