EN 2016 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Analise a figura abaixo.

A figura acima mostra um bloco de massa $7,0\ kg$ sob uma superfície horizontal. Os coeficientes de atrito estático e cinético entre o bloco e a superfície são, respectivamente, $0,5$ e $0,4$. O bloco está submetido a ação de duas forças de mesmo módulo, $F=80\ N$, mutuamente ortogonais. Se o ângulo $\theta$ vale $60^o$, então, pode-se afirmar que o bloco


Analise a figura abaixo.

A figura acima ilustra dois blocos de mesmo volume, mas de densidades diferentes, que estão em equilíbrio estático sobre uma plataforma apoiada no ponto A, ponto esse que coincide com o centro de massa da plataforma. Observe que a distância em relação ao ponto A é $3,0\ cm$ para o bloco 1, cuja densidade é de $1, 6\ g/cm^3$, e 4,0cm para o bloco 2. Suponha agora que esse sistema seja totalmente imerso em um líquido de densidade $1,1\ g/cm^3$. Mantendo o bloco 2 na mesma posição em relação ao ponto A, a que distância, em cm, do ponto A deve-se colocar o bloco 1 para que o sistema mantenha o equilíbrio estático?


O comprimento de onda da luz amarela de sódio é $0,589\ \mu m$. Considere um feixe de luz amarela de sódio se propagando no ar e incidindo sobre uma pedra de diamante, cujo índice de refração é igual a $2,4$. Quais são o comprimento de onda, em angstroms, e a frequência, em quilohertz, da luz amarela de sódio no interior do diamante?

$1$ angstron = $10^{-10}\ m$ $c=3\cdot10^8\ m/s$

O motorista de um carro entra numa estrada reta, no sentido norte-sul, a $100\ km/h$ e dá um toque na buzina de seu carro que emite som isotropicamente na frequência de $1200\ Hz$. Um segundo após, ele percebe um eco numa frequência de $840\ Hz$. Sendo assim, o motorista NÃO pode incluir como hipótese válida, que há algum obstáculo


Analise a figura abaixo.

A figura acima mostra duas partículas A e B se movendo em pistas retas e paralelas, no sentido positivo do eixo $x$. A partícula A se move com velocidade constante de módulo $v_A=8,0\ m/s$. No instante em que A passa pela posição $x=500\ m $, a partícula B passa pela origem, $x=0$, com velocidade de $v_B=45\ m/s$ e uma desaceleração constante cujo módulo é $1,5\ m/s^2$. Qual dos gráficos abaixo pode representar as posições das partículas A e B em função do tempo?


Carregando...