CN 2018 Geografia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

“Uma das alterações produzidas recentemente, causada pela incorporação do elemento ambiental no discurso do desenvolvimento, foi o estabelecimento de novas diretrizes para o uso da terra. A Amazônia, um dos principais objetos de preocupação dos ambientalistas, voltou à cena e tornou-se objeto de disputa pela sua significação."

(Rabello, Antônio Cláudio. (2013). Amazônia: uma fronteira volátil. Estudos Avançados, 27(78), 213-235. )

Sobre os problemas ligados à ocupação do espaço amazônico que vêm preocupando os ambientalistas, assinale a opção correta.


Observe o fragmento de texto em destaque e a tabela abaixo.

A nova divisão do trabalho industrial [no Brasil] é acompanhada de uma nova repartição geográfica.

(SANTOS, M. e Silveira, M.L. O BRASIL, Território e Sociedade no início do século XXI.)

Brasil – Pessoal Ocupado na Atividade Industrial (%)

(Adaptado de SANTOS, M. e Silveira, M.L. O BRASIL, Território e Sociedade no início do século XXI.)

O texto e a tabela acima tratam do reordenamento espacial da indústria brasileira a partir da segunda metade do século XX. Sobre o espaço industrial brasileiro e suas recentes transformações, assinale a opção correta.


"Hoje não basta produzir. É indispensável pôr a produção em movimento, pois agora é a circulação que preside a produção."

(SANTOS, M. & SILVEIRA, M.L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. São Paulo, Editora Record, 2001.)

Em tempos de economia globalizada e alta competitividade internacional, o crescimento econômico brasileiro vem esbarrando em dificuldades impostas pela inadequação de seu sistema de transporte, ainda predominantemente rodoviário. A respeito das políticas de transporte de cargas no Brasil, assinale a opção correta.


"As precárias condições de trabalho ainda são uma realidade marcante no campo brasileiro. Atualmente, estima-se em 12 anos a vida útil de um trabalhador rural, ou seja, o período no qual é produtivo; e o salário, muitas vezes, não é suficiente para sustentar sua família."

(SAMPAIO, Fernando dos Santos; MEDEIROS, Marlon Clovis. GEOGRAFIA: Para viver juntos. São Paulo, Edições SM, 2012.)

Sabendo que as condições acima descritas são produzidas pela forma como a produção e o trabalho estão organizados na agricultura brasileira, analise as afirmativas abaixo.

  1. I. O latifúndio, ou seja, as grandes propriedades dedicadas a uma produção exclusivamente voltada para o mercado externo, absorve a imensa maioria da população empregada no campo brasileiro.

  2. II. O trabalhador assalariado no campo brasileiro, assim como na cidade, é aquele que recebe um pagamento mensal por seu trabalho, tendo ou não registro formal.

  3. III. As unidades familiares de subsistência são pequenas propriedades nas quais, por meio do trabalho familiar, busca-se garantir a total autossuficiência e independência do grupo diante do mercado.

  4. IV. O trabalho temporário, apresentado sob a forma do boia-fria ou do trabalhador volante, tem ainda hoje, presença marcante no campo brasileiro, representando importante fator de deterioração das condições de trabalho.

Assinale a opção correta.


"A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da população rural - um fenômeno que se verifica há mais de dois séculos na Europa e que adquiriu contornos mundiais ao longo do século XX.”

(MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o ensino médio. São Paulo. Atual, 2008, p. 225)

O Brasil inicia sua caminhada rumo à modernidade industrial notadamente a partir da década de 1930. O crescente êxodo rural, além de uma drástica aceleração no ritmo do crescimento vegetativo, resultaram, inevitavelmente, em uma rápida e, por vezes, desorganizada urbanização. Sobre esse processo, assinale a opção que apresenta corretamente o conceito e sua respectiva definição.


Carregando...