CN 2011 História - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

A economia brasileira, entre os anos 1950 e 1990, passou por transformações sensíveis, fato que condicionou uma mudança gradativa em nosso comportamento comercial, ou seja, deixamos de ser um mero exportador de matérias-primas e passamos a exportar também uma gama de manufaturados. Em função dessas transformações, as quais obedeceram e obedecem a imposições políticas e econômicas internas e externas, assinale a opção correta.


"As invasões holandesas que ocorreram no século XVII foram o maior conflito político-militar da Colônia. Embora concentradas no nordeste, elas não se resumiram a um simples episódio regional. Ao contrário, fizeram parte do quadro das relações internacionais entre os países europeus, revelando a dimensão da luta pelo controle do açúcar e das fontes de suprimento de escravos. [...] O ataque a Pernambuco se iniciou em 1630, com a conquista de Olinda. A partir desse episódio, a guerra pode ser dividida em três períodos distintos. [...] O segundo período, entre 1637 e 1644, caracteriza-se por relativa paz, relacionada com o governo do príncipe holandês Mauricio de Nassau, que foi o responsável por uma série de importantes iniciativas políticas e realizações administrativas."

(Fausto, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2004.p.84 e 85.)

São características do governo Mauricio de Nassau, EXCETO:


"A revolta de 1835, também chamada a ’ grande insurreição’, foi o ponto culminante de uma série que vinha desde 1807. A revolta desses escravos islamizados, em consequência, não será apenas uma eclosão violenta, mas desorganizada, apenas surgida por um incidente qualquer. Será, pelo contrário, planejada nos seus detalhes, precedida de todo um período organizativo (________). Reuniam- se regularmente para discutirem os planos de insurreição, muitas vezes juntamente com elementos de outros grupos do centro da cidade. (________) O movimento vinha sendo articulado também entre os escravos dos engenhos e os quilombolas da periferia. (________) O plano não foi cumprido na integra porque houve delação. (________) os escravos, vendo que tinham de antecipar a revolta, lançaram-se à carga de qualquer maneira. (________) Derrotada a insurreição, os seus líderes se portaram dignamente."

(Moura, Clóvis. Os quilombos e a rebelião negra. 7 ed. São Paulo, Brasiliense, 1987. pp. 63-69.)

Sobre a rebelião escrava relatada no texto, é correto afirmar que:


"Na madrugada de IX de maio de 1938, o jovem tenente e seus homens invadiram o Palácio Guanabara, onde então morava Getúlio, tentaram metralhar toda a família presidencial, mas logo eram rechaçados sem dó. [...] Mas logo pipocou a primeira bala, no Palácio Guanabara, e já Filinto [Muller] abandonava os camisas-verdes e se punha, ’leal como sempre’, ao lado de Vargas. [...] sufocada a rebelião, Filinto Muller se pôs à testa da dura repressão que iria ter começo contra os adeptos, em todo o pais, da versão brasileira do nazismo de Hitler e do fascismo de Mussolini."

(Joel Silveira. Revista Nossa História. Abril 2005. Ano 2/nº18. p.59. Adaptado)

O texto acima faz referência à ação:


"As Câmaras Municipais, encarregadas da administração local, foram sendo estruturadas paralelamente à formação das primeiras vilas." A atuação das Câmaras, controladas pelos homens-bons, abrangia diversos setores, como o abastecimento, a tributação e a execução das leis. […] Assim, as Câmaras Municipais constituíam poderosos órgãos da administração colonial."

(Cotrim, Gilberto. História Global- Brasil e Geral. 8. ed. São Paulo: Saraiva,2005.p.203.)

A categoria dos homens-bons refere-se aos:


Carregando...