CN 2008 Física - Questões
Abrir Opções Avançadas
Durante uma aula prática sobre magnetismo, um estudante realizou um experimento que tinha como objetivo erguer uma pequena barra de ferro, através da atração magnética de um ímã. Para isso testou dois ímãs equivalentes, porém, de formatos diferentes, e obteve os seguintes resultados:
I. Com o ímã em forma de barra, não conseguiu atingir o objetivo esperado.
II. Com o ímã em forma de ferradura $(U)$, ele conseguiu erguer a barra de ferro.
A melhor explicação para essa situação é que, no ímã em forma de
"De repente um grito prolongado, estridente, um sibilo de força de cinquenta sopranos estrugiu pelos ares e nos fez levar as mãos aos ouvidos. Era o anúncio da partida, era o aviso a quem se achasse à frente para acautelar-se do bote mortal, aviso dado por um tubo da própria locomotiva. Mais veloz do que uma flecha, do que o vôo de uma andorinha, o carro enfiou-se pelos trilhos, embalançou-se, correu, voou, devorou o espaço e, atravessando campos, charnecas e mangues aterrados, parou, enfim, arquejante no ponto onde o caminho não oferece segurança. O espaço devorado foi de uma milha e três quartos. O tempo que durou o trajeto foi de quatro minutos incompletos."
Trecho da edição de 7 de setembro de 1853 do Jornal do Commercio que registrou a primeira "viagem" de trem no Brasil. De acordo com o texto acima, considerando que o tempo foi completo e que uma milha vale 1600 metros, é correto afirmar que a velocidade média da locomotiva foi, em km/h, igual a
Atualmente, os circuitos eletrônicos estão presentes em quase todos os aparelhos que são usados no dia-a-dia, garantindo uma maior eficiência e confiabilidade. Entretanto, quando esses circuitos precisam ser manuseados, os fabricantes, em geral, recomendam que, antes de pegá-los, se toque em alguma parte metálica, preferencialmente em contato com a terra, para que os circuitos eletrônicos não se danifiquem. Essa recomendação é justificada, pois o contato com o metal
Numa experiência realizada na Terra, um objeto de massa $5\ kg$ foi abandonado de uma certa altura e chegou ao solo com energia mecânica de $2500\ J$, considerando a gravidade da Terra constante e igual a $10\ \text{m/s}^2$. Caso fosse possível repetir essa experiência, nas mesmas condições, no planeta $GL\ 581c$ (chamado pelos astrônomos de Superterra), e onde a gravidade, também constante, é cerca de $1,6$ vezes maior que a da Terra, qual seria o valor encontrado, em $m/s$, para a velocidade com que o objeto tocaria o solo? Em ambos os casos, despreze o valor das possíveis resistências.
Você chegou ao fim das questões encontradas