CN 2005 História - Questões
Abrir Opções Avançadas
"Por um desses paradoxos comuns à política, e mais ainda à política brasileira, não foram os conservadores, mas os liberais, que apressaram a ascensão de Dom Pedro II ao trono. Superados pelas iniciativas “regressionistas”, os liberais promoveram no Congresso a antecipação da maioridade do rei, por mais uma interpretação arranjada do Ato Adicional. Assim, ainda adolescente, Pedro II assumiu aos catorze anos o trono do Brasil, em julho de 1840."
(FAUSTO, Boris, História do Brasil. EDUSP,11ª ed, 2003)
O texto acima referente a ascensão de D. Pedro II ao trono, em 1840, analisa como paradoxal a postura dos liberais devido ao fato de:
Assinale as afirmativas abaixo, em relação aos Tratados assinados entre Portugal e Espanha sobre as terras do "novo mundo" encontradas durante a expansão marítima.
I) A descoberta dessas novas terras gerou polêmica entre Portugal e Espanha quanto à sua posse, cabendo ao Papa Bonifácio IV desempenhar o papel de árbitro internacional,
II) Em 1491, foi proclamada a Bula Inter Coetera, segundo a qual seria traçada uma linha imaginária, a partir da Ilha da Madeira, 100 léguas em direção ao Ocidente.
III) Em 1494, celebrou-se o Tratado de Tordesilhas, que determinava a distância para 370 léguas a partir do Arquipélago de Cabo Verde.
IV) O Tratado de Tordesilhas demarcou os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão marítima e comercial.
V) A consolidação do reino português, por meio da exploração das especiarias africanas e a formação do exército nacional foram estimulados pelo Tratado de Tordesilhas.
Assinale a opção correta.
Depois de três séculos vivendo sob o regime colonial, o Brasil, no início do século XIX, transformou-se em sede da Monarquia portuguesa, com a vinda da Corte para a colônia.
A presença da corte no Brasil (1808-1821) foi decisiva para a ruptura do Pacto Colonial. Qual das opções abaixo não está relacionada à presença da Corte no Brasil?
"Eleito com o evidente constrangimento da bancada paulista, Deodoro viu-se bloqueado por insistente oposição. Alegava que não podia governar com aquele Congresso, que o afrontava, constantemente."
(ALBUQUERQUE, Antonio Luiz Porto - Rio de Janeiro - 1985)
Em novembro de 1891, antes mesmo de completar metade do seu mandato, Deodoro renunciou à presidência. A causa da renúncia foi:
“A partir da Segunda metade do século XIX, uma situação aparece como a principal responsável pelas transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas no Brasil trazendo, naquele momento, como consequência, aspectos como a reintegração da economia brasileira nos mercados internacionais, a qual contribui, decisivamente, para o incremento de novas relações, nos meios de geração de riqueza, assim como a possibilidade da acumulação de capital que, disponível, passa a ser aplicado em sua própria expansão e em alguns setores urbanos como a indústria, por exemplo. Foi ainda responsável pela inversão na balança comercial brasileira que, depois de uma história de constantes déficits, passou a superavitária entre os anos de 1861 a 1885”.
Pode-se afirmar que o parágrafo acima refere-se:
Carregando...